a-palavra-de-DEUS

Estudo da Bíblia

Sobre o Projeto      

       Este é um curso de aprendizagem Bíblica, onde  as pessoas irão aprender tema por tema de forma sistemática, cobrindo os 10 grandes temas  do Grupo de Doutrinas bíblicas Batistas Independentes, conservadora e Tradicionais com acréscimo de outras matérias como Hermenêutica, Geografia Bíblica e Historia Eclesiástica e outras matérias essenciais nas NT(notas Teológicas), Terá finalidade para aprendizado, com certificado e mesmo diploma, mas apenas na modalidade cursos livres, com fins eclesiásticos apenas, será usada para treinar e capacitar pessoas para essa obra do Evangelho e de ajuda aos Pastores em suas igrejas. No curso de formação Teologia, será matriculado, lideres, pessoas que almeja a liderança, formação pastoral, essa parte tem finalidade de I tm.3, requisitos para pastores e Diáconos, sendo a meu ver  direcionada para o sexo masculino. Mas apenas pessoas que estejam envolvidas ou que venha a ser envolvidas e pastores que queiram ampliar seu conhecimento de Teologia. Jamais terá objetivo de debate ou divisão, is

Pastor Inacio e Cinthya, filha.

so foge aos princípios que irão reger o curso de forma geral. Ele pretende ser gratuito, com ofertas se quiserem contribuir.

O Projeto do Curso de  APRENDIZAGEM BIBLICA e Formação Teológica, É da minha responsabilidade, vinculada ao semprebatista.com e batistasoriginais.org e dirigida por mim Pastor Inácio Barbosa, Batista Independente Tradicional Conservador e Original desde 1989 Iniciado na Igreja Batista Livre de Sud Mennuci e passado por mais duas igrejas Batistas de nossa linhagem e Professor de Língua Portuguesa e Inglês por 20 anos, como Batista por 28 anos Aprendendo na pratica e também para validar o curso para aquelas pessoas que exigem um curso de Teologia do professor/direitor, Cursei Bacharel em Teologia de 2011 – 2015, possuindo o Diploma de Bacharel em Teologia. No momento Estou a  fazer um nivelamento de matérias para cursar o Mestrado em Divindade No Faithfull Bible College, Texa, curso promovido pelo pastor com apoio da Faithfull Baptist Church em Brain, Tx – Igreja batista de ordem Conservadora e Tradicional.


Bibliologia


Parte Um

Introdução ao tema

       Este é um tema bastante conhecido por nós, mas que  aqui pretendo colocar alguns detalhes a mais para complementar o estudo da Sagradas Escrituras.

Este estudo recomenda, defende e prioriza o uso da Tradução Bíblia Almeida corrigida fiel, ACF por ser traduzida dos Textus Receptus, fieis aos Manuscritos originais e representa a Verdadeira Palavra de Deus sem omissão, sendo a tradução literal e não como as demais que usa a tradução por equivalência, traduzidas pela ideia, omitindo diversas palavra, atributos. Ainda sugiro a leitura em Inglês da King James Versão, é fácil fazer isso, Ela é uma tradução inerrante, preservada da Palavra, Traduzida dos manuscritos Gregos mais aceitos que são os Textus Receptus.

Crê-se na preservação da Palavra de Deus em todos os tempo, sendo Deus falando com o povo pela sua Palavra Preservada.

A palavra Bíblia, vem da palavra  “Biblos” quer dizer “livros“. Sendo assim a Bíblia é um livro de livros.

A –  As escritura são conhecidas como

  1. a  “Palavra de Deus” –  Rm.10:17, Hb.4:12.
  2. as  “Escrituras”  – 2 Tm.3:15,16.
  3. a ” Palavra de Deus” –  nos Títulos de salmos 19:7-9; Sl.119:1,2,4-7, .

B – Alguns símbolos bíblicos que Ela  representa:

  1. Espelho – Tg.1:23-25
  2. Semente  – I Pd.1:23
  3. Lâmpada – Sl.119:105
  4. Espada – Ef.6:17
  5. Martelo  – Jr.23:29
  6. Arvore –  Pv.3:18

C – A Bíblia é também conhecida como

  1. A Palavra de Deus  Sm.9:27 e a Palavra do Senhor Gn. 15:1  ver Nt (notas teológicas) (a pagina de Notas Teológica, não será vista por todos, apenas para o curso de Teologia)
  2. A Palavra de Cristo –  Cl.3:16
  3. A Palavra da fé  – Rm.10:8
  4. A Palavra da Verdade – Ef.1:13
  5. A Palavra da Vida – Fl.2:16
  6. A Palavra da sua Graça  – At.14:3
  7. A Palavra da Reconciliação – 2 Cor.5:19
  8. A Palavra da Salvação  – At.13:26
  9. A Palavra da Justiça  – Hb.5:13
  10. A Palavra fiel – Tt.1:9
  11. A Palavra da Profecia ou dos profetas – 2 Pd.1:19

D – O tema central da Bíblia, Conteúdo composição  e Construção (Nt)(notas teológicas)

Jesus Cristo é o tema central da Bíblia – Jo.5:39 –  Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

Ela esta dividia em 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

A Bíblia foi escrita por 40 escritores em um período  de 1600 anos, tendo inicio ~1500 a.C (Moisés) para ~100 d.C (apóstolo João).

E – Sua divisão e línguas Originais

Ela esta dividida em duas partes, sendo Antigo Testamento e Novo Testamento.  Hb.9:15; Hb.12:24 e Lc.22:10.

O modo de Divisão do Antigo Testamento

  • Lei – de Gênesis a Deuteronômio (Leis e Mandamentos)
  • Historia –  de Josué a Esther ( Narram a historia do povo judeu até ~400 a.C – bom atentar para essas datas porque os livros não representam a ordem da colocação nas Bíblias ACF)
  • Poéticos –  de Jó, Salmos, Eclesiastes, Cantares de Salomão e Lamentações de Jeremias, ( são escritos em forma de poesia)
  • Profetas Maiores – Isaías, Ezequiel e Jeremias
  • Profetas Menores – Oséias até Malaquias

O modo de divisão do Novo Testamento

  • Matheus –  ao Evangelho de João
  • Histórico – O Livro de Atos
  • Epistolas
    • Paulinas – de Romanos a Tito
    • Gerais – Hebreus a Judas
  • Profético(Revelação) – Apocalipse

Em geral. o Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, algumas parte do Livro de Daniel esta em Siríaco. Já o Novo Testamento foi escrito em Grego Koinê ou Grego Comum. Algumas palavra no Novo Testamento esta escrito em aramaico.


F – Detalhes concernente as Bíblias Atuais (Nt)(notas teológicas)

Os manuscritos iniciais não eram dividido em capítulos e versículos como aparecem nas traduções e Bíblias atuais, essa formas foram adotadas a partir dos anos de 1400 d.C.

Desde lá vem sendo usado o sistema de divisão e a produção de diversos tipos de Bíblias, na sua maioria infiéis aos textos originais. Tendo a sua tradução por equivalência, essa forma edita pela ideia e omite muitas palavras que chamamos de Atributos de Deus e de Jesus Cristo mudando o sentido original que o texto foi escrito.