Batista porque sempre teve batista

Ao longo da historia, sempre houve um grupo que matinha as mesmas doutrinas ou parecidas, isso é defendido pelos batista e também por grandes historiadores e pesquisadores da historia eclesiástica.

Resultado de imagem para history baptistNão somos protestantes, a reforma não foi o início para os Batistas Históricos, mas sim grupos como Valdenses, Paulicianos, Donatistas, Cátaros, Petrobrucianos e por ultimo Ana batistas.

Assim as igrejas de Jesus Cristo sempre estão ligadas a uma outra e sempre estiveram entres as nações.

Esses grupos desde a época apostólicas tinha a essência de efisios4:4,5 –

4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Efésios 4:4,5 ,

É muito difícil as pessoas compreenderem na nossa época sem fazer a pergunta: A quem foi escrita esses versos? Que igreja tinha nessa época? Uma igreja nascida 1900 anos depois pode arrogar para si esses versos? A resposta é claro que não, estamos em um grande mar de apostasia doutrinária onde tudo é certo, tudo pode e quem diz o contrário é fanático ou não sabe interpretar a Bíblia. Novos grupos, ministérios, igrejas associações nascem a cada dia, sempre com o pretexto de fazer ou ajudar a igreja fazer sua tarefa. Devemos lembrar que Jesus deu ordem a sua igreja em Mt.28:18-20 e compete somente a Ela e a Ela fazer seu trabalho. Qualquer grupo que tome o lugar da igreja de Jesus para fazer sua obra, não é correto, não será aceito por Jesus, mesmo que pessoas por eles sejam alcançadas.

Hoje e a partir dos anos de 1800 muitos ensino foram colocado no meio dos Batistas, a maioria vindo da Inglaterra para nova terra, essas mudanças influenciaram grande parte dos irmãos Batistas.

Mas a igreja de Jesus Cristo que ele comprou com seu próprio Sangue, At.20:28, sempre esteve e estará conosco até sua volta.

As pessoas que quiserem pesquisar podem procurar pelos livros de historia de:

  • Christian, John T. A History of the Baptists. Richmond:Sunday School Board of the Southern Baptist Convention, 1922.
  • Carroll, J.M. The Trail of Blood . Ashland Avenue Baptist Church, 1967. 
  • Benedict, David. A General History of the Baptist Denomination in American, and Other Parts of the World. 
    London: Lincoln and Edmands, Nr. 53, Cornhill, 1813,

Existe muitos outros que defendem que os batistas sempre estiveram por todas épocas.

Deixo abaixo dois mapas para visualizar.