.

 

Efésios

I N D I C E

 

    Efésios   1: 1-14          Efésios   1:15 - 16       Efésios   2:1-10      EFESIOS   2:11-22      Efésios 3:1-13      Efésios 3:14-21

    Efésios 4: 1- 6.      Efésios 4: 7-21      Efésios 4:22-31      Efésios 4:32      Efésios  5: 1-7

 

CAPÍTULOS

Efésios 1: 1-14

 

   A carta aos Efésios está datada em roma 63 d.c. Essa Epístola foi escrita por Paulo na prisão e procura apresentar aos leitores em sua primeira parte, cap. 1-3, ensinos doutrinários e 4-6 a doutrina colocada na prática.

 

Vs 1-2 Esses versos mostra a vocação de Paulo, fala dos santos, pessoas separadas mediante a fé em Cristo, ou seja, todos aqueles que professaram sua fé no Senhor Jesus, os santos são para serem fiéis, e, saúda-os com a graça e a paz.

 

Vs 3-10  Mediante o plano de Deus para a Redenção da humanidade, mediante o sacrifício de Jesus Cristo lá na cruz do calvário, Deus passa a abençoar todos aqueles que depositam sua fé em Jesus e faz a todos conhecerem os mistérios antes ocultos, agora revelados pela aparição de Jesus Cristo.

 

Vs 11-12 Deus nos fez herdeiros mediante a profissão de fé em Cristo e segundo o se pre-conhecimento, Ele nos salvou para a adoração e louvor da sua glória, este é o motivo de estarmos aqui.

 

Vs 3-14 Os crentes devem permanecerem sempre em Cristo (estais), porque tem a verdade, o Evangelho. Por esse motivo tem-se o Espírito Santo de Deus, o qual é a nossa garantia que vamos herdar todas as coisa com Cristo e que vai nos levar comn Ele.

 

   Os versos 1-14 revela-nos o plano de Deus mediante Cristo, nos intorma para que estamos aqui e nos dá a garantia futura mediante a presença do espírito santo.

EFESIOS 1:15 - 16

 

Vs 17-18 - Nos fala sobre a sabedoria e o conhecimento que vem de Deus através de Cristo para ser exercitado por cada crente.

Vs 19 - 21 - Temos a possibilidade de recorrer a quem esta acima de todos.

Vs 22-23 - Todas as coisas estaõ abaixo de Cristo e Ele é o principal da igreja, devendo a Igreja obedecê-lo em tudo.

 

Capítulo 2:1-10

Vs. 1-3: Mostra que todos estávamos mortos em ofensas (a prática de vida que não condiz com as regras escritas na Bíblia por Deus, para que a humanidade seguisse) e pecados, exemplificados nos versículos 2 e 3.

Vs. 4-6: Mas Deus age primeiro mostrando sua misericória e seu amor, assim Ele vê que o homem tem jeito, bastando ele querer aceitar o Evangelho. Por Cristo o homem sai da sepultura e vai para as regiões celestiais, do último para o primeiro estado (de morto para vivo).

Vs. 7-9: A finalidade de Deus é mostrar a salvação pela graça, o plano de Deus de graça para todos que queiram aceitar Jesus, o único requisito que Deus quer é a fé, crença operante e que todos podem depositar, bastando querer seguir o Evangelho, ainda é um presente, mas somente para quem decide largar tudo e seguir Jesus através da Bíblia.

Vs. 10: Seguir o Evangelho é você fazê-lo ter vida em sua vida, ou seja, ele é mostrado por obras - quem crê, tem que ter obras.

 Capítulo 2:11-22

Vs.11-13 - Paulo leva os efésios a lembrança de como viviam antes de conhecer o  Evangelho, separados do povo de Deus. Assim precisamos voltar no tempo e lembrar de nossa condição, pois quando fazemos esta retrospectiva, passamos a valorizar mais o caminhar no Evangelho. Vs.13, em Cristo fomos aproximados de Deus, podendo falar com Ele, pedir a Ele, rogar a Ele...

Vs.14-18 - Não há mais judeu ou gentil para Deus, mas o homem reconciliado pela cruz. O Evangelho após a cruz de Cristo aproxima todo aquele que faz decisãjo por segui-lo, somente crendo em Cristo e estando em comunhão com Ele temos acesso ao Pai.

Vs.19 - Ao crermos em Cristo passamos a fazer parte da família de Deus.

Vs.20-22 - Aqui nos mostra uma ordem lógica: "edificados sobre o fundamento dos apóstolos", ou seja, estar em uma igreja verdadeira, participar de seus trabalhos, cooperar para seu crescimento, para que Deus possa fazer sua morada nela

Efésios 3:1-13

Vs.1-5: Paulo usa a palavra prisioneiro para especificar sua missão, que era a de anunciar a dispensação da graça, expandir o Reino de Deus aos gentios, recebido por revelação direta de Deus, por meio do Espírito Santo que revelou aos profetas, aos apóstolos e ao apóstolo Paulo.

Vs. 6-8: O mistéio é este que aqueles que não faziam parte do povo de Israel, passam a fazer parte do povo de Deus mediante sua confissão de fé em Jesus Cristo. Vs.8 o Evangelho quando lido e vivido, revela às pessoas as riquezas insondáveis de Cristo.

Vs. 9-11: O plano de Deus que estava oculto e a multiforme sabedoria de Deus são revelados através da igreja de Cristo que é local e visível, por isso é importante estar em uma igreja de Cristo, porque  ela era um plano eterno de Deus.

Vs. 12-13: Mostra a fé e o estar firme na caminhada do Evangelho.

 Efésios 3:14-21

Embora esse assunto seja uma oração de Paulo, há muitos ensinamentos pertinentes a vida espiritual dos crentes de nossa época.

Vs. 14-15: Ao se colocar de joelhos, Paulo nos mostra reverência ao Pai, quando nos dirigimo a Deus e quando estamos em sua casa, que é a igreja, precisamos ao adorar a Deus manter uma atitude de reverência. Vs.15: Paulo nos leva a entender que Deus é o Pai de todas as famílias e o responsável pela sua sustentação e direção, principalmente daquelas que são redimidas.

Vs. 16: A preocupação de Paulo era que os crentes estivessem fortalecidos mediante a atuação do Espírito Santo em suas vidas, essa deve ser também  a preocupação de cada crente, estar cheio do Espírito Santo, pois Ele trás toda a vontade de Deus a seus filhos.

Vs. 17-19: Não é só conhecer a Deus que Ele vai habitar no seu coração, mas é pela fé que Ele fará morada e esta casa precisa estar sempre limpa para que o Espírito Santo possa estar ativo, e que possamos compreender perfeitamente(completamente):

- Largura: Abrange a todos.

- Comprimento: Abrange todos os tempos.

- Altura: Deus desce a terra na forma do Filho.

- Profundidade: Sofreu pelos nossos pecados. Vs. 19 - Essas dimensões quando compreendidas, é o amor de Deus que excede todo o entendimento. Só conhece Deus completamente aquele crente que aprende a estudar cada detalhe do plano de Deus para a humanidade, isto faz com que ele se torne um cristão extremamente dedicado.

 

Vs. 20: Quando o cristão deixa Deus agir em sua vida, Ele pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, coisas pequenas e também grandiosas, desde qu você o deixe "operar" e tanha fé no seu poder.

 

Vs. 21: Deus quer que o crente O adore na igreja, por Jesus Cristo, não adiante deixar de ir aos cultos e dizer que está adorando a Deus em seu lar, não é essa a vontade de nosso Senhor. Ele quer que o adoremos na sua casa, na igreja. Eleja uma igreja onde você se sinta bem e possa dedicar-se exclusivamente nela. Sendo uma engrenagem que esteja em constante movimento, isto, também é adorar a Deus na igreja.

CAPÍTULO 4: 1- 6.

Vs 1 - 3 . A vocação de Paulo era pregar o Evangelho e doutrinar as igrejas que fosse sendo organizadas, e muitas vezes ele se encontrava em situações difíceis, a nossa vocação é mostradana maneira com que andamos no mundo perante os incrédulos e a nossa posição em Cristo.

v.2, sendo simples(humildes), calmos, paciencioso e aguentando aqueles irmãos que ainda  precisam aprenderem ou deixarem o Espirito Santo transformar suas vidas para o pleno conhecimento de Cristo.

 

Vs 3 -6 .

v3 - O Espírito leva o crente e a igreja a uma unidade.

v4 - Há uma só igreja na qual você esta inserido(a) e um só Espirito conduzindo e dirigindo a vocação de cada um, movidos pela esperança da volta de Jesus Cristo.

v5 - Jesus como o Senhor de tudo, uma só fé, aqui se refere a fé doutrinária, não esta falando da fé salvadora, um único batismo, ou seja, aquele ensinado por Jesus e os Apóstolos e valido quando realizado por aquela instituição "Igreja" com existência desde a época de Jesus e os Apóstolos.

v.6 - Um único Deus, Pai de todos aqueles que tem crido em Jesus e seguem seus ensinamentos presentes na Bíblia, principalmente Novo Testamento, esta acima de toda autoridade na terra e no céu, "por todos" Deus age controlando todos os acontecimentos, "em todos vós" é a constante habitação de Deus no meio de seu povo, conduzindo e dirigindo e abençoandos com as bençãos espirituais.

Nos versos acima, vemos a presença da Trindade Divina, agindo na Igreja e no Mundo.

 

CAPÍTULO 4: 7-16

 

Vs 7 - Graça, dom concedido aos crentes, por favor imerecido.

Vs 8 - Cristo venceu aquilo que nos levava a morte, o pecado original.

Vs 9 - Jesus Cristo desce à terra.

Vs 10 - Cumpre seu ministério e tudo aquilo que era necessário para redenção.

Vs. 11-12 - Nesses versos, Deus escolhe pessoas com a finalidade de que os

cristãos, membros de um organismo chamado igreja, possam ter crescimento e

estabilidade espiritual.

Vs. 13-14 - Os representantes de Deus citos a cima, tem a finalidade de levar o

crentes a uma única fé, em Cristo, ter o pleno conhecimento de Cristo e proteger

os crentes de todas espécies de erro possível, criados por falsos líderes.

Vs. 15-  Para ter conhecimento e crescimento é necessário não se desviar da verdade, procurar seguir o que os pastores e líderes procuram ensinar.

Vs. 16 - Aqueles que seguirem os versos a cima, sem se desviarem, estarão ajustados, ligados, operando a sua parte, fazendo com que o corpo(igreja) cresça.ÉSIOS 4: 17-21A mnça produzida pelo Espírito7 -

     Há dois tipos de pessoas neste versos, gentio quer dizer aqueles que não fazem parte da comunidade de Israel e no N.T, nesta passagem, mostra aqueles que servem Jesus Cristo por uma decisão e aqueles que continuam o curso da sua vida natural, sem conhecer a maneira de viver decretada por Deus na sua Palavra(a Bíblia) que leva o seguidor ao céu.

Vs. 18-19 - Mostra que o homem está separado de Deus por vontade própria(dureza do seu coração). Insensíveis a pregação da Bíblia e entregue a toda sorte de pecado.

Vs. 20-21 -  Nas palavras de Cristo aprendemos tudo que devemos fazer para sermos salvos e a maneira como devemos viver neste mundo diariamente, muitas pessoas as vezes se afastam por período de tempo, outras nunca mais voltam, por isso, precisamos da constante meditação nos ensinos de Jesus Cristo que Paulo se refere aqui.

 EFÉSIOS 4:22-31

Vs. 22-23 - Esses versículos diz que devemos deixar a velha vida(vida antes de conhecer e aceitar o Evangelho) para trás, procurando levar uma vida ensinada na Bíblia.

Vs. 24 - Para estar mais próximo de Deus, ter contato com Ele é necessário que o homem leve uma vida separada do que fazem a maioria das pessoas presentes neste mundo, pois, Deus deseja que o homem seja justo, fazendo o que é certo e vivendo em santidade, separado das coisas erradas.

 

A VIDA EM SANTIDADE DIÁRIA NA PRÁTICA - Vs 25- 31

Vs 25 - Ser verdadeiros uns com os outros.

Vs 26 - Podemos ficar irados, mas não externar, assim muitas coisas podem ficar na mente sem ser consumadas.

Vs 27 - Só somos derrubados se abrirmos brechas, isso é uma arma do crente.

Vs 28 - Deus não leva em consideração o tempo da ignorância(sem conhecer a Bíblia), mas após conhecer Jesus sim, requer mudança.

Vs 29 - Aqui a mudança é na maneira de se expressar, procurando edificar, ajudar os outros.

Vs 30 - Quando o crente volta a praticar as coisas que fazia antes de conhecer Cristo, entristece o Espírito Santo e quebra a sua comunhão com Deus.

Vs 31 - Esse versículo é a expressão do que as pessoas faziam antes e que não agrada a Deus, tendo muitas outras coisas não mencionadas aqui, um detalhe cuirioso é que esses atos se fazem presente em larga escala nas igrejas de hoje.

EFESIOS 4: 32

- SER BENIGNO -  usar de bondade para com todos aqueles que te cercam, principalmente para com os da fé, exercendo as obras na prática, como diz Tiago 2, esse é um bom exercício.

- SER MISERICORDIOSO - esse fruto desenvolvido pelo Espírito Santo, leva cada crente a ter compaixão por aquelas pessoas que porventura estão passando por algum problema em suas vidas.

- PERDOANDO VOS - esse termo mostra que precisamos praticar o perdão, nunca deixar pra lá, mas resolver a situação que causou algo em detrimento a outra pessoa, já pensou se Deus te tivesse deixado pra lá? onde estaríamos? Deus perdoa mendiante confissão, assim, se você ofendeu, mesmo se querer pratique o perdão, se você se sentiu ofendido, procure que o ofendeu e diga a ele, as vezes a tal pessoa não percebeu, quando você for indagado que ofendeu, não questione, perdoe, apenas e enterre ali mesmo, sem levar para casa ou para outro lugar, faça como Deus, joque nas profundezas do mar, isso quer dizer que de lá nunca mais será tirado.

 

EFEISOS 5:1-7

Vs 1 – É um pedido, nesse versículo Paulo nos leva a sermos imitadores de Deus e como isso seria possível? Observando atentamente como devemos ser, pelos ensinos da Bíblia. “Filhos amados” assim como os filhos procuram imitar seus pais, nós também devemos ser imitadores de nosso Pai(Deus).

Vs 2 -  “Andai em amor, viver praticando o amor, obediência, cumprindo a vontade de Deus, assim como Cristo viveu seus dias aqui na terra.

Vs 3-4 – São opostos aos versículos 1 e 2, o que não deve estar na vida dos santos.

Prostituição: Tudo que se refere a imoralidade sexual.

Impureza: Aquilo que possui idéia de sujeira, tanto no corpo quanto nos pensamentos.

Avareza: Apego exagerado ao dinheiro.

Essas coisas não devem fazer parte da vida dos santos.

Vs 4 – Torpeza:  palavras obcenas ou indecentes.

Parvoíces: conversas tolas(que não tem sentido).

Chocarrices: Piadas sujas.

Ações de graça: Agradecimento a Deus.

Vs 5 – Os praticantes destes atos não tem lugar nem herança no Reino de Deus.

Vs 6: Não se deixe levar por conselhos de pessoas que acham natural essas coisas e induzem os santos a praticá-las nem que seja por uma única vez.

Vs 7: Não ande, nem se deixe levar por esses tipos de pessoas.